O Seminário Bíblico do Nordeste (SBNE) é um Seminário de Teologia mantido pelo Ministério Alcance Brasil, e é também afiliado a Associação Evangélica de Educação Teológica na América Latina (AETAL), e tem como objetivo fornecer subsídios acadêmico e prático para formação teológica de pessoas vocacionadas ao ministério da Palavra. Mesmo sendo um seminário para formação de liderança pastoral de diferentes confissões genuinamente evangélicas, o SBNE adota como princípio de fé as Declarações Doutrinárias das Igrejas Evangélicas Comunitárias brasileiras. Sua missão principal é preparar pastores e implantadores de igrejas para o Nordeste do Brasil, além de treinar líderes “leigos” para melhor servirem na sua igreja local.

No ano de 1993, na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco, teve início o trabalho de implantação das Igrejas Comunitárias no Brasil. Esta iniciativa se deu em parceria com a Brookville Road Community Church, uma igreja americana da cidade de New Palestine, no Estado de Indiana, EUA, e ligada ao trabalho da Community Church of Greenwood, primeira Igreja Comunitária do mesmo seguimento denominacional.

Uma vez tendo sido implantada a primeira Igreja Comunitária brasileira e em curto prazo o trabalho começado a ganhar proporções para além das expectativas, surgiu a necessidade conseqüente do preparo de missionários implantadores e pastores que pudessem iniciar novas igrejas e edificar os crentes no corpo de Cristo. Desta necessidade nasceu o Seminário Bíblico do Nordeste (SBNE) em 1999, com a proposta de “trabalhar de mãos dadas com a igreja local na formação teológica”.

Embora o Seminário Bíblico do Nordeste tenha iniciado nas dependências da Igreja Comunitária de Carpina, já no segundo semestre do ano 2000 sua pequena estrutura foi transferida para a Sede do Ministério Alcance Brasil, uma instituição missionária que surgiu a partir das Igrejas Comunitárias brasileiras.

Com a incorporação do Ministério Alcance Brasil ao World Renewal Ministries, o Seminário Bíblico do Nordeste passou a ser um dos ministérios dessa missão no Brasil e no decorrer da sua história tem se tornado um trabalho pioneiro na educação teológica superior em sua região, a Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco.